_

O Orkut pode acabar, de verdade!

Você já deve ter lido por aí uma série de especulações de que o Orkut poderia acabar. E esse papo não é nem de Agora. Pois é…pela primeira vez esse papo passa a ter uma relevância maior.

Desta vez  Kevin Rose, fundador do famoso site Digg , divulgou em seu twitter que tem informações de fontes seguras de que o Google está trabalhando seriamente, com uma grande equipe, para criar uma nova rede social que possa fazer frente ao facebook. Mas você pode achar que o Orkut já não compete com o Facebook? Sinceramente não. Nós temos esta impressão pelo tamanho do sucesso que o Orkut tem por aqui. Mas esse sucesso se resume ao Brasil e a Índia. No resto do Mundo o Facebook impera e , para você ter uma idéia, o Orkut perde para outras redes sociais como Hi5, My space, Twitter  e outras.

O Google investe num projeto batizado de Google Me.

 

 

 

 Imagem: Google Buzz / Divulgação

 

O Papo que rola é que esse Google Me sairia ainda este ano e agregaria todos os serviços sociais do google funcionando de maneira integrada. Quando se fala em todos se inclui o orkut, então ele passaria a fazer parte de algo muito maior o que acabaria fazendo com que se tornasse algo como uma ferramenta do Google Me.

Bom , apesar de  o Google ainda não ter se manifestado oficialmente sobre esse assunto algumas pistas deixam os usuários do  Orkut com a famosa pulga atrás da orelha.

Por exemplo, O Gmail nos Estados Unidos já não trás mais links para as contas do Orkut de seus usuários.

Adam D’Angelo, ex-funcionário do facebook afirmou que esses rumores são verdadeiros. “  Não é um rumor, é um projeto real. Existe um grande número de pessoas a trabalhar nele. Estou completamente seguro sobre a veracidade do Google Me”, disse Adam.

 

O Google é líder em vários segmentos com seus produtos na Internet. Mas o seu maior problema é a falta de integração deles para se consolidar como uma enorme rede social. E este é o objetivo deste projeto.

A Imprensa Americana, onde está sediado o Google, já especula possíveis mudanças no google para buscar essa liderança no meio das redes sociais.

Se fala que  se pretende implementar o google Me assim como foi feito com o google Buzz, automaticamente para todos os usuários do gmail, ele já estrearia com metade dos usuários do Facebook.

 

Mas também tem um outro lado nessa história: eles podem se afundar de vez neste mercado. Os brasileiros já demonstraram que gostam do orkut como ele é, ou seja, não gostam de mudanças drásticas que dificultem a navegação do site como já estão acostumados.E se esses usuários não migrarem para este novo serviço como eles esperam. Se forem justamente para o serviço concorrente.

Agora é aguardar o google se manifestar sobre o assunto oficialmente. Mas a informação existe, tem fontes respeitadas e deixa quem curte o orkut preocupado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário